quinta-feira, 14 de julho de 2011

DUO piano e violão, direto de SAMPA, 23 de Julho, 22 horas






Léo Ferrarini & João Paulo Gonçalves 

"Duo"


                  Nesse duo, que é um tributo à formação de piano e violão dentro da música brasileira, Léo Ferrarini e João Paulo Gonçalves interpretam com rigor e espontaneidade as geniais composições dos mestres, nessa formação minimalista, porém surpreendentemente repleta de nuances.
Representantes legítimos e guardiões exemplares desta bela e longa tradição como César Camargo Mariano, Hélio Delmiro, Romero Lubambo, Radamés Gnattali, Rafael Rabello, entre outros gênios da música brasileira são homenageados.
O violão tem timbres que comumente não podem ser reproduzidos pelo piano e vice-versa, fazendo com que o som do piano abrace o som do violão e ora da guitarra semi-acústica. Os instrumentos são muito complementares e ricos em cores, além do piano ter sido pensado de forma orquestral.
A parceria desses dois músicos nasceu por acaso. O pianista Léo Ferrarini e o guitarrista João Paulo Gonçalves se conheceram no Conservatório de Tatuí em 2002, e após 9 anos reencontraram-se em São Paulo. A conversa não poderia terminar de outra maneira senão sentar para tocar. Bendita hora! Toda a afinidade dos músicos é evidente no show, com aproximadamente 15 músicas.
No repertório, os clássicos e a música moderna brasileira dialogam em músicas como Samambaia (César Camargo Mariano), Di Menor (Guinga), Uma Rosa para o Pixinguinha (Radamés Gnattali) e Enigmático (Garoto). Há também composições de JPG, incuídas no seu recém lançado cd "Sincronicidades", e de Léo, também incluídas em seu recém saído do forno cd "Brejo das Almas".            


Léo Ferrarini


Natural de Caxias do Sul (RS) iniciou seus estudos em música aos oito anos com o maestro Gerson Thomas de Carvalho, por influência de seu pai também músico. À partir dos nove anos começam as primeiras apresentações junto à Banda Sinfônica de Caxias do Sul e Farroupilha, tocando clarinete e saxofone. Aos treze anos começou a dedicar-se ao piano erudito e popular, apresentando-se em recitais, acompanhando artistas e participando de formações de jazz. Mudou- se para São Paulo em 2001, onde obteve bolsa de estudos no CDMCC - Conservatório Dramático e Musical Carlos de Campos, em Tatuí - formando-se no curso de Piano MPB/Jazz, enquanto prosseguiu com os
estudos de piano erudito. Alguns de seus professores de piano foram Alla Dadaian, Marli Zátera, Paulo Dorfman, Dário Galante, Miriam Braga, Nelson Aires, Paulo Braga e Ian Guest (harmonia e arranjo). Atuou como pianista em gravações de diversos artistas, entre eles o grupo Pimenta do Reino - cd homônimo (1999); Oscar do Reis - cds "Suíte Portenha" (2002) e "Eclético" (2009) realizando com este temporada pelo sul do pais junto a Orquestra Sinfônicas da UCS (Universidade de Caxias do Sul), Orquestra de Erechim e Orquestra de Câmara de Blumenau; Paulinho Cardoso - cd"Sul" (2009). Junto a Paulinho obteve o terceiro lugar no 3° Festival Instrumental de Guarulhos e recebeu indicação como melhor cd instrumental do ano pelo Prêmio Açorianos na cidade de Porto Alegre. Possui dois cds autorais gravados: "Batedô" (2006) e "Brejo das Almas" (2010) com participação do contrabaixista Célio Barros. Ambos os cds foram contemplados pelo Fundo Pró Cultura.Também como compositor produziu trilhas para cinema, como o filme "O Vazio Além da Janela" de Bruno Polidoro, e o documentário "Benzeduras" de Lissandro Stalivieri e Janete Krieger. É pianista do "Jazz Combo" do Conservatório de Tatuí, grupo pedagógico-artístico mantido pelo governo do estado de São Paulo sob a coordenação de Paulo Flores, desenvolvendo projetos de pesquisa/resgate de música popular brasileira e repertório de expoentes do cenário musical contemporâneo, tendo se apresentado ao lado de Paulo Freire, Fernando Corrêa, Léa Freire, Rodrigo Botter Maio, Toninho Ferragutti, Sizão Machado e Laércio de Freitas, além de percorrer o estado de São Paulo divulgando os projetos "Benê, o Flautista" (resgate do repertório de Benedito Lacerda), "Sextando", e "A Pequena História da MPB I, II, III, IV". Participou de importantes festivais como o Festival de Música de Ourinhos, Painel Instrumental em Tatuí, I e II Amostra de Jazz/Music SP, Festival Brasil Instrumental, Prêmio Nabor Pires Camargo, Festival Internacional de Jazz La Pataia no Uruguai entre outros. Realizou temporadas pelo SESC no Rio Grande do Sul e São Paulo, e participa do "Garimpo Quarteto" além de desenvolver trabalho de duo com o violonista João Paulo Gonçalves, explorando repertório de jazz e música brasileira específico para essa formação.


João Paulo Gonçalves


Guitarrista, violonista, compositor e arranjador. Teve primeiro contato com o violão na infância, iniciando os estudos no instrumento aos 13 anos de idade. Posteriormente ingressou no curso de MPB&JAZZ do Conservatório de Tatuí (1998), na Faculdade de Música Carlos Gomes (2001) e no Curso de Licenciatura em Música do Unasp (2006).
Participou da Vintena Brasileira durante 6 anos, grupo liderado pelo pianista André Marques (integrante do Hermeto Pascoal & Grupo e do trio Curupira). Com a Vintena, gravou o disco “De Baque às Avessas” participando de várias apresentações em renomados espaços da música instrumental, como o Instrumental Sesc Brasil (Sesc
Paulista), 2o Mostra Brasil Instrumental (Conservatório de Tatuí) e de várias apresentações por todo o estado de São Paulo, em algumas com apoio da Petrobrás. Como instrumentista atuou em diversas formações musicais, acompanhando: Arthur Maia, Léo Gandelman, Serenata Brasileira (Campinas), Tatiana Rocha (Campinas), Grupo Comboio, Marcos Paiva Quarteto, SP Combo (ao lado de grandes instrumentistas como: Rubens Antunes, Cleber Almeida, Alberto Lucas, Cássio Ferreira e Daniel D ́Alcantara), Nanny Soul & Groovadelics, Marcelo Pomp ́s e os Parkers. Participou do 2o Festival Guarulhos Instrumental (2008) com a música “Frevo pra Cachorro”, abrindo show pro Hermeto Pascoal e Grupo. Como educador, atuou nos conservatórios: Carlos Gomes (Campinas-SP) e no Conservatório de Tatuí (professor bolsista). Atualmente reside em São Paulo, onde trabalha intensamente como instrumentista e educador e acaba de lançar o primeiro disco “Sincronicidades” no projeto “A Voz do Instrumento” no Sesc Pompéia, tendo como convidado especial o saxofonista e pianista Vinícius Dorin. Realiza também um conceituado Duo com o pianista Léo Ferrarini, com o qual participou da final do 10o Prêmio “Nabor Pires Camargo” e prepara-se para gravar o 1o disco com esse trabalho.


Links: 

Final do 10o prêmio "Nabor Pires Camargo"
http://www.youtube.com/watch?v=6NwMCDXGB_g

Samambaia (César Camargo Mariano)
http://www.youtube.com/watch?v=zNW5DOwTgNY&feature=related

Di menor (Guinga)
http://www.youtube.com/watch?v=hZOhMGcSasE&feature=related

Pensativa (Clare Fischer)
http://www.youtube.com/watch?v=5hILG6aZypc

Blogs da produção pessoal dos artistas:
www.myspace.com/joaopaulogoncalves www.myspace.com/leoferrarini

CONTATOS:
leoferrarini@hotmail.com jpguita@gmail.com
fone: 11. 9373.5422 (Léo) fone: 11. 9246.1220 (João Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário